quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

APRESENTAÇÃO DO PROJECTO

A Artyaplausos é uma associação cultural sem fins lucrativos, que tem como objecto social, a criação, produção e apresentação de eventos teatrais, bem como a dinamização e promoção de outras manifestações de natureza cultural.

Sendo as sociedades actuais tendenciosas ao individualismo e à redução da comunicação grupal. Parece lógico que as artes, sejam introduzidas no seio das comunidades juvenis como instrumento de apoio à aprendizagem individual e social, e acima de tudo como uma forma de tratar directamente temas actuais e de interesse geral.

O teatro, música, dança, permite às crianças e jovens, desenvolver, criar e adaptar as suas capacidades ao meio que as rodeia, estabelece com o universo juvenil uma estreita relação de cumplicidade: as artes são mágicas, apelam aos sentimentos, emanam de uma imaginação inquieta e insaciável transportando-as para a outra esfera da sua consciência.

Assim sendo a Artyaplausos surge como um projecto que visa ser, sobretudo de cunho educacional, uma associação interdisciplinar que pretende dar aos jovens momentos de crescimento criativo ao mesmo tempo que educa e estimula o desenvolvimento do ser social e sociável.

A Associação procura utilizar as artes como forma de desenvolver competências pessoais e sociais, de dar noções de civismo, aumentar a auto-estima e a criatividade, e consciencializar, alertá-los para os problemas com que os jovens se debatem nos dias de hoje.

De forma simplificada podemos dizer que:

A Artyaplausos surgiu como uma ideia simples para “entreter” e evitar confusões nos bairros sociais, levando os jovens (muitas vezes desocupados) a interessar-se por algumas actividades (teatro, música, dança, canto) e ao mesmo tempo dedicarem-se às actividades curriculares e mais à escola. Aproveitamos as enormes capacidades artísticas destes jovens e fazemos uma “ pequena chantagem” – obrigação de ter algumas horas de apoio pedagógico em troca das aulas artisticas que tanto gostam.

Na persecução destes objectivos a CML cedeu-nos uma loja (em bruto/cimento) que tem de ser reparada para as nossas actividades e estamos neste momento a tratar da cedência de um segundo espaço, contiguo para desenvolver devidamente este projecto, de forma a criar:

1. Espaço para apoio social (distribuição de roupa, livros, e alguns outros bens essênciais);

2. Centro de apoio pedagógico (sala de estudos), com professores de várias disciplinas e profissionais de diversas áreas devidamente credênciados;

3. Sala de formação (vários cursos: informática, linguas, entre outros);

4. Centro de Artes –amplo para actividades como teatro, música, dança.

Neste momento necessitamos de realizar as obras nestes espaços, e equipá-los devidamente. Para tal colocamos em cena peças de teatro com vista a angariar fundo para esta obra social.

Venha ao teatro!
Ajude-nos a ajudar!

Sem comentários: