terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

A LUA DE JOANA de novo em cena

“A lua de Joana” é um dos livros mais conhecidos entre os jovens Portugueses, tem-no sido ao longo de várias gerações, foi esse livro que nos inspirou a produzir esta peça de teatro. O tema é sem dúvida necessário ser explorado e infelizmente sempre actual.

A peça de teatro “A lua de Joana” foi um êxito levado a cena pela Artyaplausos no início do ano de 2007. Esteve em Lisboa desde o dia 13 de Janeiro até ao dia 31 de Março, tendo sido vista por perto de 6 000 jovens e adultos. Após este período deu-se inicio à tournée, uma pequena volta por algumas zonas do nosso país:

- Figueira da Foz
- Benavente
- Portalegre
- Ilha Terceira
- Faial
- Mostra de Teatro – AJAGATO - de Sto André
Entre outros locais.

Por todo o país o sucesso foi idêntico, uma euforia junto dos jovens, um trabalho para fazer pensar pais e educadores, faz repensar o valor das amizades e reconhecer a necessidade de entender determinados comportamentos.

Assim sendo “A LUA DE JOANA” vai voltar a estar em cena em Lisboa, com nova apresentação.

De 1 de Março a 31 de Maio
Centro Cultural Franciscano
Largo da Luz em Carnide

Grupos escolares:
Segunda – 11h
Terça – 14h
Quarta – 11h
Quinta – 14h

Público em geral:
Sábado – 21h30m
Domingo – 15h

Para mais informações:

91 6785041
96 1029716
91 9595452

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

A LUA DE JOANA


SINOPSE

Ao lermos a «A Lua de Joana» não podemos deixar de pensar na forma como, muitas vezes, relegamos para segundo plano aquilo que é realmente importante na vida. Porque este livro nos alerta para a importância de estarmos atentos a nós e ao outro, e de sermos capazes de, em conjunto, percorrer um caminho que conduza a uma vida plena… (Padre Feytor Pinto)

A peça “A Lua de Joana”, é uma peça que tal como o livro, visa despertar consciências. Sabemos que a droga é uma constante na nossa sociedade, é um vulto que persegue e tenta a nossa juventude, por isso decidimos mostrar esse vulto de forma directa e real através da Joana.

A peça tem 3 actores ( narradora – jovem com 13 anos; a Joana – jovem com 16 anos e Diogo – um jovem com 18 anos).

O texto, gira em torno das dúvidas destes jovens:

As dúvidas da narradora, uma pequena adolescente que não percebe muito bem as contradições da droga (uns dizem-lhe para experimentar, outros dizem-lhe que é terrível). Assim, procura descobrir a verdade enquanto nos conta a história da sua vizinha Joana.

As dúvidas da Joana, uma adolescente que não consegue gerir e superar os problemas que a vida lhe vai impondo, problemas que começam no relacionamento frio e conflituoso que mantém com a sua família, passam pela perda das duas pessoas mais importantes da sua vida, e finalmente pelo “namoro” confuso que tem com o rapaz por quem se apaixonou.

As dúvidas do Diogo, que apesar de saber o que faz a droga ainda duvida que se possa prenderem a ela acreditando na sua capacidade para comandar a sua vida e o seu corpo.

A protagonista é a Joana, ela é uma jovem de classe alta, que vive com uma família moderna, demasiado ocupada para perceber que ela está a crescer e que necessita de muito mais do que uma excelente situação económica.
A Joana tem na sua avó Ju o único apoio familiar, por isso ela acaba por viver a sua vida dedicada a uma amiga: a Marta, e à sua paixão desde menina: Diogo (irmão da Marta).

A Vida de Joana vai levar uma volta quando Marta a sua melhor amiga, começa a consumir drogas e acaba por morrer de overdose, Joana vale-se de cartas para tornar a sua amizade intemporal.

A peça fala da importância das amizades e dos amigos que antes não fossem amigos de ninguém.
Se dúvidas existem, “A Lua De Joana”, vem esclarecer de um modo por vezes doloroso: a droga vicia, a droga mata!

domingo, 17 de fevereiro de 2008

LOCALIZAÇÃO CCF através do Google Maps


Ver mapa maior

COMO INTERAGIR COM O MAPA (antes de mais, feche o rectângulo da Morada, clickando em X):

No canto superior esquerdo existem uns quadradinhos com setas, e outros com o sinal de mais e menos.

Através dos sinais + e -, podemos aumentar ou diminuir a escala do Mapa. Por forma a ver as ruas em maior pormenor, ou vice-versa, por forma a ver a area circundante e os acessos a essa zona.

Através das setas podemos deslocar o mapa para cima, para baixo, e para os lados. Uma vez que depois de aumentar a escala temos de procurar onde está a seta verde!! Para não nos desorientarmos.

No Mapa a seta verde indica a área de Carnide. No entanto, o CCF encontra-se no principio da Estrada do Paço do Lumiar, à direita, logo após percorrer a lateral do Largo da Luz.
Estamos à sua espera. Agora já não tem desculpa para não vir assistir ao Espetáculo :-)