sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

AGRADECIMENTOS 2007

A Artyaplausos surgiu de uma brincadeira, mas a verdade é que se tem transformado aos poucos numa associação dinâmica, com uma equipa profissional e com muita vontade de vencer.

Quando começamos, pensamos em tentar ser uma associação diferente com um projecto inovador, só que para atingirmos os nossos objectivos o caminho tem sido longo e muitas vezes penoso, tudo o que temos conseguido tem sido com a ajuda de muitas pessoas e empresas que nos conheceram, que acreditaram em nós e que nos têm vindo a apoiar.

São pessoas que se dedicam para que este projecto cresça de dia para dia. A todos os que nos têm apoiado um obrigada!

Queremos agradecer à CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA (que de forma tão atenciosa nos tem apoiado) e à GEBALIS (por toda ajuda que nos tem disponibilizado).
Queremos, ainda, agradecer a quem mais nos tem apoiado, a quem tem dado o oxigénio para este projecto respirar, à instituição e às pessoas de quem realmente dependemos, ao CENTRO CULTURAL FRANCISCANO e a todos os que o representam.

A Artyaplausos é um projecto social que depende do teatro, e sem o espaço necessário para colocar em cena as nossas peças, nada poderíamos fazer.



Obrigada, obrigada do fundo do coração à instituição e às pessoas que nos acolhem de braços abertos: Obrigada ao Frei Albertino, pela paciência e compreensão, sabemos que muitas vezes se vê obrigado a prescindir dos seus momentos de pausa, que muitas outras vezes, interrompe o seu trabalho para nos receber e nos apoiar sempre que necessitamos da sua ajuda. Obrigada, ao Frei João pela atenção e simpatia com que sempre nos presenteou, e finalmente obrigada ao Frei Hermínio que hoje já longe, nos recebeu e acreditou em nós.


OBRIGADA!!

A Artyaplausos sem vós nunca teria chegado onde chegou e o futuro em conjunto poderá ser um futuro melhor.

Obrigada a todos, continuamos a ser uma instituição que visa trabalhar em equipa e aceitamos todos os que nos estenderem a mão.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

O GaTo MaLHaDo e a AnDoRiNHa SiNHá


SINOPSE

“O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”


“O mundo só vai prestar
Para nele se viver
No dia em que a gente ver
Um maltês casar
Com uma alegre andorinha
Saindo os dois a voar
O noivo e a sua noivinha
Dom gato e Dona Andorinha”

Esta é a história de um gato (vagabundo, livre de conceitos sociais) que se apaixona por uma andorinha (de classe alta, educada, protegida de todos).

A andorinha apesar de prometida ao rouxinol incentiva o amor do gato, fazem juras e promessas. O gato escreve-lhe poemas, conversam e passeiam juntos, acabando por causar estranheza e provocar pérfidos comentários dos outros animais que habitavam um parque. São também os animais que impõem a escolha da andorinha, a escolha entre o amor do gato e o seu destino já previamente definido.

Esta fábula é antes de mais uma metaforização de diferentes tipos humanos sociais, que compõem a sociedade, utiliza os animais do parque para retratar situações reais, trata de um amor impossível devido aos preconceitos, sociais, económicos e culturais.

Acontece num espaço físico/cenário que representa o parque, um lugar limitado onde se movimentam as personagens. Neste local são evidentes as diferenças de comportamentos e pensamentos das diferentes classes sociais ou animais que aqui se movimentam.
O desenrolar da história vai acontecendo de forma cronológica entre as estações do ano, sendo que cada uma delas representa o evoluir da fábula, mas acima de tudo representa os sentimentos das personagens.

“A simplicidade linguística do texto e a sua riqueza em termos de contexto social na representação da classe animal, permitem a reflexão de algumas das problemáticas actualmente em voga na nossa sociedade, como sejam: a criação de preconceitos e estereótipos, a exclusão social, a formação de atitudes. (...)

São temáticas em torno das representações sociais que fazem desta peça um valioso instrumento para o desenvolvimento social das crianças e jovens.”

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

APRESENTAÇÃO DO PROJECTO

A Artyaplausos é uma associação cultural sem fins lucrativos, que tem como objecto social, a criação, produção e apresentação de eventos teatrais, bem como a dinamização e promoção de outras manifestações de natureza cultural.

Sendo as sociedades actuais tendenciosas ao individualismo e à redução da comunicação grupal. Parece lógico que as artes, sejam introduzidas no seio das comunidades juvenis como instrumento de apoio à aprendizagem individual e social, e acima de tudo como uma forma de tratar directamente temas actuais e de interesse geral.

O teatro, música, dança, permite às crianças e jovens, desenvolver, criar e adaptar as suas capacidades ao meio que as rodeia, estabelece com o universo juvenil uma estreita relação de cumplicidade: as artes são mágicas, apelam aos sentimentos, emanam de uma imaginação inquieta e insaciável transportando-as para a outra esfera da sua consciência.

Assim sendo a Artyaplausos surge como um projecto que visa ser, sobretudo de cunho educacional, uma associação interdisciplinar que pretende dar aos jovens momentos de crescimento criativo ao mesmo tempo que educa e estimula o desenvolvimento do ser social e sociável.

A Associação procura utilizar as artes como forma de desenvolver competências pessoais e sociais, de dar noções de civismo, aumentar a auto-estima e a criatividade, e consciencializar, alertá-los para os problemas com que os jovens se debatem nos dias de hoje.

De forma simplificada podemos dizer que:

A Artyaplausos surgiu como uma ideia simples para “entreter” e evitar confusões nos bairros sociais, levando os jovens (muitas vezes desocupados) a interessar-se por algumas actividades (teatro, música, dança, canto) e ao mesmo tempo dedicarem-se às actividades curriculares e mais à escola. Aproveitamos as enormes capacidades artísticas destes jovens e fazemos uma “ pequena chantagem” – obrigação de ter algumas horas de apoio pedagógico em troca das aulas artisticas que tanto gostam.

Na persecução destes objectivos a CML cedeu-nos uma loja (em bruto/cimento) que tem de ser reparada para as nossas actividades e estamos neste momento a tratar da cedência de um segundo espaço, contiguo para desenvolver devidamente este projecto, de forma a criar:

1. Espaço para apoio social (distribuição de roupa, livros, e alguns outros bens essênciais);

2. Centro de apoio pedagógico (sala de estudos), com professores de várias disciplinas e profissionais de diversas áreas devidamente credênciados;

3. Sala de formação (vários cursos: informática, linguas, entre outros);

4. Centro de Artes –amplo para actividades como teatro, música, dança.

Neste momento necessitamos de realizar as obras nestes espaços, e equipá-los devidamente. Para tal colocamos em cena peças de teatro com vista a angariar fundo para esta obra social.

Venha ao teatro!
Ajude-nos a ajudar!